Opinião

Metaverso: o guia completo para iniciantes - PARTE 1

Divaldo Oliveira*

metaverso - homem vestindo oculus de realidade virtual

Atualmente, falar sobre o que significa o metaverso é um pouco como ter uma discussão sobre o que significava a internet nos anos 1970. Naquela época, os elementos que viriam a compor uma nova forma de comunicação estavam em processo de construção, mas ninguém sabia realmente como seria a realidade. Então, embora fosse verdade, na época que a internet estava começando, nem toda ideia de como ela seria se tornaria verdade.

O que significa metaverso?

O metaverso é uma realidade digital que combina redes sociais, jogos, realidade aumentada, realidade virtual e criptoeconomia para permitir que os usuários interajam virtualmente.

Para ajudar a desmistificar o termo metaverso, propomos este pequeno exercício: substitua a palavra metaverso em uma frase ou texto por ciberespaço. Em primeiro lugar fizemos o exercício proposto com um trecho de uma página do Facebook.

Confira: “Apresentamos o Horizon Home, nossa visão inicial para uma base no ciberespaço. Essa é a primeira coisa que você vê quando coloca o headset Quest. Até agora, só se chamava Home porque a experiência não era social. Em breve, você poderá convidar seus amigos para acompanhá-lo no Horizon Home, onde você pode sair, assistir a vídeos e entrar em jogos e aplicativos juntos. Horizon Home é a mais recente adição ao Horizon, nossa plataforma social para ajudar as pessoas a criar e interagir umas com as outras no ciberespaço.”

Em seguida fizemos o mesmo exercício com um trecho de uma página da Microsoft: “Os aplicativos para o ciberespaço são o culminar da nuvem inteligente e da borda inteligente trabalhando em harmonia – em sua base estão os gêmeos digitais. Os gêmeos digitais permitem que você crie modelos digitais avançados de qualquer coisa física ou lógica, desde ativos ou produtos simples até ambientes complexos. Esses ambientes podem ser redes de distribuição de energia, armazéns ou fábricas – qualquer coisa que seja importante para você. Essa ligação inicial do físico e do digital é fundamental para habilitar aplicativos no ciberespaço.”

Portanto na maioria das vezes o significado de metaverso pode tranquilamente ser entendido como ciberespaço por se tratar de uma ampla mudança na forma como interagimos com a tecnologia.

Metaverso é um tema central para o marketing

Antes de mais nada é importante pontuar que os profissionais de marketing têm um grande papel a desempenhar na construção do futuro do metaverso. Nesse sentido, serão eles que trabalharão na criação de espaços de convivência, entretenimento, eventos, publicidade e vendas para os consumidores do metaverso.

SE VOCÊ QUISER SABER MAIS SOBRE COMO A WEDOITI PODE AJUDÁ-LO COM SEU MARKETING DIGITAL DEIXE SEUS DADOS PARA CONTATO

Porém os profissionais de marketing devem saber separar o joio do trigo. Em outras palavras, há excesso de informação sobre o metaverso e isso leva a desinformação. Como consequência há muito hype de marketing envolvido na ideia do metaverso, provocado principalmente pelo Facebook ultimamente.

Ao longo deste artigo você perceberá a multidisciplinaridade de conhecimentos e tecnologias que envolvem o metaverso. Portanto é de extrema importância ter uma agência de marketing digital com uma forte pegada em tecnologias, como a Wedoiti,  para lhe acompanhar nas suas incursões pelo metaverso.

metaverso facebook

*Divaldo Oliveira é CEO da agência de marketing digital Wedoiti Digital