Fintechs

Após serem banidos do sistema de pagamentos internacional, bancos russos são bloqueados pela Visa e Mastercard

A Visa e a Mastercard bloquearam várias instituições financeiras russas (FIs) de suas redes para cumprir as sanções do governo americano impostas depois que a Rússia invadiu a Ucrânia, segundo a Reuters. Ambas as redes de pagamento também disseram que estão preparadas para cumprir quaisquer sanções futuras.

Visa e Mastercard, respectivamente, têm 58% e 41% de participação de mercado de cartões da Europa, de acordo com o The Nilson Report. Cortar a Rússia pode, portanto, reduzir parte do volume das redes de pagamento na região

Nenhuma das redes divulgou quais FIs foram cortadas, mas uma fonte disse à Reuters que incluem entidades listadas pelos EUA como “Nacionais Especialmente Designados”.

Os EUA, o Reino Unido, a UE e o Canadá removeram os principais bancos russos da Society for Worldwide Interbank Financial Telecommunication (Swift) no sábado. O sistema global de mensagens da Swift facilita pagamentos para mais de 11.000 instituições financeiras em mais de 200 países e territórios. A exclusão da rede Swift pode limitar os pagamentos de exportação para a Rússia e complica as coisas para quem faz negócios nos mercados ocidentais.

O Banco Nacional da Ucrânia (NBU) pediu que Visa e Mastercard parassem de atender seus cartões de pagamento emitidos por bancos russos. O Banco Central da Rússia (CBR) disse que os cartões emitidos por seis bancos russos “funcionariam em toda a Rússia sem restrições”, apesar das sanções.

Os provedores de remessas Wise e Remitly suspenderam seus serviços de transferência de dinheiro na Rússia na segunda-feira para cumprir as sanções, segundo a Reuters. A Wise também dispensou as taxas de transferências para a Ucrânia com a intenção de ajudar os residentes a receber apoio de emergência.

.