Fintechs

Fintechs Investtools e Smartbrain integram sistemas de gestão de recursos

A Investtools e a Smartbrain, fintechs especializadas no desenvolvimento de softwares para gestoras de recursos, anunciaram nesta semana um acordo de cooperação que prevê a integração de seus sistemas. Por meio da integração, será possível consolidar as informações de carteiras e fundos de investimento administrados para um mesmo cliente, facilitando o acompanhamento simultâneo e o processo de tomada de decisão dos gestores.

A Investtools, um dos destaques do especial Oito Tendências para 2022, entrará na parceria com o Perform It, software desenvolvido para auxiliar gestoras no controle do fluxo operacional de fundos de investimento, monitorando as operações de forma automatizada. Já a Smartbrain traz para o acordo o Advisor Enterprise, plataforma personalizada de consolidação de carteiras de investimentos, que atende desde o assessor a family offices e wealths, com informações de ativos, rentabilidade e outros dados atualizados diariamente.

A cooperação prevê a comunicação entre as plataformas via API (Application Programming Interface), de modo que as empresas que contratarem ambos os serviços, mesmo acessando dois sistemas diferentes, terão relatórios unificados sobre as operações feitas tanto para carteiras quanto para fundos. A proposta, na avaliação de Henrique Garica, CEO da Smartbrain, preenche uma lacuna existente no mercado para otimizar os processos de gestoras, wealths e family offices que trabalham, simultaneamente, com gestão de patrimônio e de fundos.

“Cada vez mais, vemos os gestores e wealths atuarem na administração de carteiras e na gestão de fundos próprios. Apesar de lidarem com dados e informações semelhantes, um sistema é voltado para o backoffice (Perform It) e, o outro, para o front-end (Advisor Enterprise). A integração entre estas duas áreas é vital para gerar mais eficiência para os profissionais, ganho de escala e qualidade nas informações prestadas aos seus clientes”, comenta Henrique Garcia.

Com mais de dez anos de trajetória, a carioca Investtools atende hoje mais de 45 assets com produtos voltados para controle dos fluxos de investimentos e compliance, somando, aproximadamente, R$ 150 bilhões sob gestão. A empresa, que controla outras duas fintechs, Grana Capital e Trampolin, recebeu em 2021 um aporte de recursos da Vórtx, fintech do segmento de infraestrutura. A operação abriu a possibilidade de a Vórtx deter até 25% de participação e uma vaga no conselho de administração da Investtols.

Já a paulista Smartbrain, criada há 18 anos, tem como carro-chefe uma plataforma de controle e consolidação de investimentos do país. A empresa oferece sistemas de consolidação de carteiras de investimentos para vários agentes de mercado, incluindo também agentes autônomos de investimento (AAIs), corretoras, distribuidoras e plataformas de investimento. Atualmente, a cada consolida mais de R$ 210 bilhões e processa mais de 300 mil extratos diariamente.