Reportagens Exclusivas

Ambev vai consolidar área de banking, dizem fontes; primeiro passo foi a transformação da fintech Donus no BEES Bank

A gigante fabricante de bebidas Ambev, uma das maiores empresas em valor de mercado da América Latina (R$ 242,13 bilhões em 31/3), decidiu entrar pra valer no competitivo mercado de fintechs: acaba de anunciar que a Donus, lançada no final de 2019, mudou de nome para BEES Bank.

Segundo fontes, esse é o primeiro passo da consolidação da área de banking da cervejaria, que contratou até um provedor de infraestrutura financeira como parceiro da empreitada.

O objetivo, segundo nota da empresa enviada à redação, é “promover a digitalização financeira de bares e restaurantes”. A Ambev, no entanto, não atendeu ao pedido de entrevista para detalhar a estratégia.

BEES é a plataforma B2B da companhia. O novo banco digital já nasce com 250 mil contas, e com o potencial de converter em correntistas 70% dos clientes da Ambev que já transacionam pela BEES.

No mês passado, o CEO da Ambev, Jean Jereissati, disse em teleconferência organizada pela XP que os usuários da BEES podem chegar a 1,2 milhão “pois até mesmo os pequenos varejistas podem baixar a plataforma”. 

Ecossistema, inovação e salto tecnológico

“Quando olhamos para 2022 e falamos em gastos, vemos menos crescimento vindo do administrativo, nos manteremos disciplinados em aumento de custo fixos”, explicou Lucas Lira, diretor financeiro (CFO), em call com analistas em 24 de fevereiro, quando foi divulgado o balanço da companhia em 2021. “Porém, não teremos medo de investir em tecnologia”.

Nos próximos dia 12 e 13 de abril, a Ambev fará o Investor Day de 2022 – boa oportunidade para questionar os executivos sobre seus planos na seara financeira.

No ano passado, Jereissati havia dito ao Brazil Journal que a “receita do bolo” era simples, baseada no tripé colaboração com o ecossistema, aposta consistente em inovação e salto tecnológico das operações. O anúncio de ontem atende aos três.

No LinkedIn, o perfil que antes era do Donus foi remodelado e publicou o seguinte: “Evoluímos, mudamos e agora somos BEES Bank. É com muito orgulho que comunicamos que agora, além de fazer parte do ecossistema de Z-Tech, nós também fazemos parte do ecossistema de BEES Brasil. Somos o especialista em soluções financeiras que vai impulsionar milhares de negócios pelo Brasil. Vamos continuar oferecendo um ambiente simples, seguro, eficaz e com a melhor experiência para nossos clientes – aliás, o nosso propósito principal de foco no cliente não mudou, estamos aqui para ser o braço direito do pequeno e médio empreendedor.”

A Ambev é controlada pela AB InBev, companhia de bebidas que tem os brasileiros Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Carlos Alberto Sicupira entre seus principais sócios.

Leia a seguir a nota oficial da Ambev:

“A partir desta quarta (30), a fintech Donus passa a se chamar BEES Bank. Com a mudança, a fintech e o BEES, plataforma B2B da Ambev, passam a fazer parte do mesmo conjunto de soluções, trazendo mais facilidade e opções de serviços para os usuários.

Operando como Donus nos últimos dois anos, BEES Bank já nasce com mais de 250 mil contas digitais abertas – dois terços só nos últimos nove meses. Entre as soluções oferecidas estão maquininha, cartão de débito e empréstimo, além de funcionalidades integradas ao PIX e benefícios como pagamento direto à indústria e cashback. Com essa nova fase, o BEES Bank vai conseguir conectar ainda mais pessoas e facilitar a vida financeira dos pequenos e médios empreendedores.

Mesmo conectados, BEES Bank e BEES continuam operando de forma independente. BEES Bank permanece na Z-Tech, o hub de inovação e tecnologia da Ambev, e não haverá mudanças para os atuais clientes da fintech. Os serviços também continuam disponíveis a qualquer player da indústria ou do varejo que busque soluções financeiras.”

Leia mais:

Especialistas apontam oito razões para acreditar que o crescimento das fintechs continuará acelerado em 2022

José Carlos de Souza Jr./Instituto Mauá: “Ensinamos alunos a aplicar teoria e técnica para ajudar empresas a inovar na prática”

Contas digitais especialistas em empresas crescem e ampliam leque de produtos, como crédito e seguros