Fintechs

FitBank, de infraestrutura bancária, compra EasyCrédito por valor não revelado; aquisição foi a primeira, mas não a última de 2022


O FitBank, empresa de tecnologia de infraestrutura para serviços financeiros e soluções de Banking as a Service (BaaS), anunciou hoje a compra do controle da EasyCrédito, marketplace de crédito pessoal já conectada a 36 parceiros, entre bancos, financeiras e fintechs. Agora, o FitBank passa a disponibilizar diversas soluções de crédito, ampliando o seu leque de serviços com essa nova vertical. O anúncio foi feito em Goiânia (GO), na sede da EasyCrédito.

A transação com o EasyCrédito foi a primeira grande aquisição do FitBank. Neste ano de 2022, os planos de crescimento continuam – o FitBank pretende realizar mais aquisições, buscando dar cada vez mais escalabilidade ao mercado, além de efetivar sua internacionalização, levando sua operação para a América Latina e América do Norte.

Em nota, o Fitbank disse que a aquisição é mais um passo estratégico para consolidar a sua posição no mercado, com uma plataforma totalmente em nuvem, com tecnologia 100% proprietária e integrada ao Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB) sob o número 450.

Com a EasyCrédito, o FitBank acredita superar um grande desafio do mercado: ampliar a escalabilidade do ecossistema financeiro como um todo, oferecendo com uma conexão simples – plug’n’play – e numa única plataforma digital produtos e serviços financeiros de diversos níveis de complexidade.

“Payment as a service”

Atualmente, o FitBank tem mais de 200 empresas conectadas, entre indústrias, varejistas, marketplaces, ERPs, prestadores de serviços, neobanks, bancos e fintechs, impactando indiretamente 60 milhões de pessoas.

A expectativa é que a EasyCrédito, através do FitBank e seus clientes, chegue proporcionando a conexão de 10 milhões de solicitações mensais de crédito pessoal.

“Estamos acelerando a transformação do mercado financeiro. Fala-se muito em Banking as a Service [BaaS], mas o que existe mesmo é um Payment as a Service [PaaS]. O FitBank é o primeiro ecossistema a oferecer as duas coisas juntas em uma única plataforma, proporcionado essa ponte entre as instituições financeiras e as pessoas, através de uma estrutura 100% digital e altamente escalável”, afirma João Chacha, sócio-investidor e responsável pelas operações estratégicas do FitBank.

Fundado por Otavio Farah, Rener Menezes e Maurício Zaragoza em 2015, hoje o FitBank tem como board members a CSU, o J.P.Morgan e o trio Marcelo Maisonnave, Pedro Englert e Eduardo Glitz, ex-XP, além dos sócios Alejandro Vollbrechthausen e João Chacha, ambos com passagens pelo Goldman Sachs.

Nascida em 2015, a EasyCrédito hoje atua no mercado de buscadores de crédito. Com o uso de um algoritmo que analisa o perfil de cada consumidor, a ferramenta “amplia em até cinco vezes as chances de ter seu pedido de empréstimo aprovado, ajudando a democratizar o crédito no país e aumentando o poder de escolha do consumidor”, afirma.

“Com o FitBank, temos a oportunidade de desenvolver novos produtos e atuar em mercados que a gente não atuava, como o de Crédito para Pessoa Jurídica, antecipação de recebíveis e, claro, soluções de Buy Now Pay Later, que é o famoso crediário”, afirma Marcos Ramos, CEO e cofundador da EasyCrédito.vAlém do Empréstimo Pessoal, inclusive para negativados, a EasyCrédito chega ao FitBank realizando operações de Empréstimo Consignado, Cartão de Crédito Home Equity e Refin Auto.