Selic atinge 12,75% e vai subir de novo; empreendedores devem buscar orientação para obter o empréstimo certo no lugar certo

UM CONTEÚDO ACCREDITO

A alta da taxa Selic em 1 ponto percentual para 12,75% ao ano já era esperada. E vem pelo menos mais uma alta por aí. “Para a próxima reunião, o Comitê antevê como provável uma extensão do ciclo com um ajuste de menor magnitude. O Comitê nota que a elevada incerteza da atual conjuntura, além do estágio avançado do ciclo de ajuste e seus impactos ainda por serem observados, demandam cautela adicional em sua atuação”, diz a ata da reunião.

O Banco Central havia indicado nos últimos documentos oficiais e eventos a sua vontade de encerrar o ciclo de alta, mas mudou de ideia depois de surpresas altistas na inflação corrente, acompanhada de nova deterioração das expectativas na pesquisa FOCUS, cuja mediana para 2023 passou de 3,7% no último Copom para 4,1% na última leitura.

Fonte: Banco Central

Alguns economistas vêm atribuindo a alta da inflação ao choque temporário de oferta, devido à desorganização das cadeias de produção provocada pela pandemia do Covid-19, e aos impactos derivados da guerra na Ucrânia – e não a um excesso de demanda.

O fato é que a oferta de crédito já vem diminuindo com a alta dos custos – de juros e da inflação – aumentando os riscos de inadimplência. Neste cenário, tomar a decisão certa na hora de financiar a produção é fundamental para as pequenas e médias empresas não contratarem o crédito errado, no lugar errado e na hora errada.

“A ACCREDITO tem diversas opções para apoiar os empreendedores”, diz Milton Luiz de Melo Santos, presidente da fintech, que é da Associação Comercial de São Paulo (ACSP). “Além disso, participamos do programa Crédito Orienta, do Sebrae, que os ajuda não apenas a conseguir as melhores linhas com as melhores condições de taxas e prazos, como também a administrar os recursos emprestados de forma eficiente”, afirma.

A fintech disponibiliza linhas para investimento fixo, capital de giro com juros pré e pós fixados, descontos de duplicatas e antecipação de recebíveis. Também mantém uma modalidade voltada exclusivamente às mulheres empreendedoras. Os prazos, limites e taxas de juros podem ser simulados aqui.

LEIA MAIS: