Fintechs

XP volta a ter plataforma de cripto, mas desta vez com a Nasdaq - BLOCKNEWS

Pouco mais de dois anos após fechar sua plataforma de criptomoedas (e um dia após o Nubank anunciar sua entrada), a XP voltará ao segmento com a XTAGE, que estará funcionado totalmente no final do próximo mês de junho. O projeto é uma parceria com a Nasdaq. O anúncio acontece em meio à maior entrada de instituições financeiras tradicionais e bancos digitais em criptos e a um derretimento dos preços das criptomoedas.

Na época em que fechou a XDEX, a XP alegou que “a projeção do mercado, competição e os poucos avanços regulatórios diminuíram as oportunidades encontradas no início do projeto.” O mercado cresceu, a competição então, nem se fale, e a regulação está em discussão no Congresso. Segundo fontes do mercado, a XP fechou a unidade por pressão do Itaú.

De acordo com a XP, a XTAGE está construída, com base na tecnologia de negociação da bolsa americana Nasdaq. “Entramos neste mercado com uma equipe forte o que nos permitiu colaborar de forma eficiente com um parceiro líder do setor e desenvolver esta plataforma em tempo recorde”, afirma Bruno Constantino, CFO da XP Inc. “No momento do lançamento, nossos 3,5 milhões de clientes terão acesso à plataforma de negociação diretamente no aplicativo que já estão familiarizados”.

De acordo com Roland Chai, Vice-presidente Executivo e Chefe de Infraestrutura de Tecnologia de Mercado da Nasdaq. “A tecnologia de infraestrutura robusta e flexível da Nasdaq, projetada para atender às demandas do mercado, bem como às estruturas regulatórias atuais e futuras, permitirá que a XP dimensione sua plataforma de forma confiável e introduza novas classes de ativos enquanto crescem e evoluem. Estamos ansiosos para continuar nossa parceria de tecnologia com a XP ao passo que eles reforçam suas ofertas e inovam ainda mais o ecossistema de ativos digitais”.

A XP informou que a plataforma de negociação será totalmente integrada ao ecossistema da XP Inc., permitindo que os clientes finvistam sem fricção com os serviços aos quais já estão acostumados. A nova plataforma oferecerá, no momento do lançamento, negociação de criptomoedas. No médio prazo, a XP planeja expandir sua oferta para incluir diversos tipos de ativos digitais, à medida que as tendências de mercado e o apetite dos investidores evoluam.