Fintechs

Vórtx, startup de infraestrutura para o mercado de capitais, compra o controle do Basement, de gestão de participações societárias

O Basement, startup criada para facilitar a gestão de participações societárias e o compartilhamento do equity (participações acionárias), vendeu 51% do capital para a Vórtx, especializada em infraestrutura para o mercado de capitais. O valor não foi revelado, mas, em nota, a empresa diz que a injeção de capital somada ao ingresso no ecossistema da Vórtx vai impulsionar o crescimento da plataforma, gerar mais valor para a sua base de clientes e contribuir no desenvolvimento de soluções para destravar a liquidez para empresas de capital fechado.

“Vamos acelerar nosso crescimento pegando carona em uma startup também dedicada à infraestrutura do mercado financeiro, com ativos muito complementares aos do Basement”, explica Frederico Rizzo, cofundador e CEO do Basement.

Para Juliano Cornacchia, cofundador e CEO da Vórtx, a compra é estratégica e vem reforçar o braço de serviços financeiros da infratech. “Basement e Vórtx compartilham da mesma visão de descomplicar o mercado de capitais. Logo, a aproximação das duas empresas é muito natural e a companhia entra para o ecossistema da Vórtx de forma muito complementar às nossas soluções”, declara o executivo.

O Basement atua por meio de uma plataforma digital (SaaS) em duas frentes: criação e gestão de programas de incentivos de longo prazo (ILPs), como os de stock options; e controle de participações societárias, com consequente escrituração de livros societários para S/As. O modelo de negócios segue a fórmula da fintech unicórnio norte-americana Carta, focada em facilitar o controle de equity para empresas privadas, fundos de investimento e escritórios de advocacia.

“Estamos em um momento de inflexão do mercado, com mudanças regulatórias e novas plataformas tecnológicas que irão acelerar o ritmo de transformação do mercado de capitais. Nossa responsabilidade agora aumenta, assim como aumenta o compromisso com nossos clientes, acionistas e com a sociedade. O Basement seguirá sua trajetória como empresa independente, preservando sua marca e mantendo fundadores e equipe no negócio, com total alinhamento de incentivos no longo prazo”, diz Rizzo.