Gente

Banco BV traz Ricardo Sanfelice como novo chefe de dados e inovação - Finsiders

banco BV acaba de anunciar a chegada de Ricardo Sanfelice para a posição de diretor-executivo de inovação e dados (chief data & innovation officer), assumindo as estruturas de inovação, dados, ciência de dados, BV Lab, Open BV e CRM.

Ele também passa a integrar o comitê executivo da instituição controlada pelo Banco do Brasil (BB) e pela família Ermírio de Moraes.

Questionado pelo portal Finsiders se o executivo entra para a posição ocupada anteriormente por Guilherme Horn — que deixou o BV para assumir em março as operações do WhatsApp no Brasil –, o banco diz, por meio de sua assessoria de imprensa, que Ricardo chega para um cargo novo.

Com mais de 25 anos de experiência em telecom e serviços financeiros, o executivo estava no Banco Bari desde março de 2020 como CMO (chief marketing officer) e CDO (chief digital officer).

Em sua carreira, foi vice-presidente na GVT — onde trabalhou por quase 14 anos, começando como analista de marketing.

Passou, ainda, pela Vivo e pela Wayra, o hub de inovação do grupo Telefônica — na Vivo, de onde saiu em 2019, seu último cargo foi VP de digital e inovação.

Engenheiro elétrico pela UFPR (Universidade Federal do Paraná), tem MBA em marketing pela FGV e especializações nas universidades de Stanford e Chicago.

A nomeação no BV está sujeita à aprovação do Banco Central (BC).

Contexto

Ricardo chega num momento em que o BV busca acelerar sua estratégia digital. No primeiro trimestre, a instituição atingiu 2,7 milhões de clientes no banco digital, alta de 155% na comparação anual. A média de contas abertas por dia crescu 4x, na mesma base.

Nos três primeiros meses, o volume total transacionado foi de R$ 6,2 bilhões, mais do que o dobro ano contra ano.

Na unidade de inovação, o banco tem aproximadamente 30 parcerias para cocriação e distribuição de produtos, incluindo fintechs como PravalerTrademaster (na qual é também investidor)NeonPicPay e outras.

No banking as a service, chamado de BV Open, soma 57 empresas de variados setores utilizando sua plataforma.

Finsiders é uma plataforma de conteúdo especializada no ecossistema de fintechs, fundada pelo jornalista Danylo Martins