Fintechs

Fintech Justa e BigDataCorp fecham parceria para inovar em onboarding digital para instituições financeiras

A fintech Justa, de serviços financeiros para empresas, e a BigDataCorp (BDC), plataforma de gestão de dados, fecharam uma parceria para inovar em onboarding digital para instituições financeiras. A Justa vai funcionar como um laboratório para a BDC desenvolver inovações que, depois, serão disponibilizadas aos seus mais de seis mil clientes, incluindo outras fintechs.

A princípio, a BDC está entregando uma solução de onboarding digital de clientes, da validação de identidade ao background check, incluindo verificação de documentos, análise biométrica, validação de dados, por exemplo. O processo é 100% automático, para reduzir fraudes e proporcionar a melhor experiência para os usuários.

Já estão em fase final de desenvolvimento diversas melhorias para os usuários da Conta Justa, como reconhecimento ótico de caracteres (OCR), Face Match e Face Liveness. Estas novas tecnologias possibilitam verificar se realmente há uma pessoa do outro lado da tela do celular ou do computador, ou se alguém está usando uma foto ou imagem para tentar burlar o sistema de reconhecimento facial.

Além de estruturação de onboardings digitais e validação de identidade, a BDC também fornece tecnologias para análise de crédito e outros serviços financeiros.

“A parceria com a Justa é inovadora pela proximidade de trabalho das equipes técnicas das duas empresas. Juntos estamos desenhando um processo de onboarding mais efetivo e eficiente do que qualquer alternativa disponível  no mercado”, explica Thoran Rodrigues, fundador e CEO da BDC.

“Nossa área de Ciência dos Dados vem trabalhando com insights e descobertas de informações já existentes em nossos diversos bancos de dados. Isso permite que nossos times comerciais, marketing e Inside Sales direcionem esforços para ações com uma maior conversão e maior retorno de investimento, além de poder determinar tendências”, completa Fellipe Tenório, Head de Engenharia na Justa.

O começo

No final de 2021, os times de desenvolvedores da Justa e das BDC iniciaram uma parceria de pesquisa, começando pelo fornecimento de inteligência e análise de risco, baseada no gigantesco banco de informações da BDC. O foco inicial era barrar possíveis fraudadores que tentam se conectar à fintech, dentre outros riscos. “Nossa integração inicial teve como foco o uso do Background Check, que analisa as informações digitadas pelo comerciante que está se credenciando em nossa conta digital (Conta Justa) e as cruza com a base de dados da BDC.

“A solução, capaz de detectar até mesmo pessoas incluídas em listas de restrições internacionais, fez nosso processo de análise e aprovação automática diminuir seu tempo de resposta em até 87%, aumentando a produtividade do time de risco”, informa Bonezi,. “Além disso, o custo da operação caiu em 42%, ou seja, o ROI (retorno sobre o investimento) do projeto foi super eficaz”, diz Felipe Bonezi, head de tecnologia e produtos da Justa.