Gente

Rafael Oliveira é o novo CEO da Welight, "empresa-mãe" do Impact Bank; missão do executivo é escalar a marca globalmente

A Welight, startup de soluções que conectam organizações de impacto social e ambiental a doadores, anuncia Rafael Oliveira como seu novo CEO. O executivo, que atua há sete anos no mercado de impacto e há pouco mais de dois anos na Welight como head de Brand Strategy & Marketing do Impact Bank, uma das empresas do grupo, assume a cadeira com o objetivo de dar escala global ao sistema de arrecadação e gestão de doações da startup. Faz parte dos seus planos lançar novos produtos que associam tecnologia a soluções que aceleram as transformações necessárias para atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

Oliveira inclui nos planos de expansão da Welight a criação de novas empresas-filhas, como o Impact Bank, criado em 2020 para facilitar as transações financeiras do ecossistema de negócios conectado à Welight. “Ver o Impact Bank como uma das fintechs mais promissoras do país hoje nos motiva a abraçar novas oportunidades de negócios de impacto que possamos impulsionar com a tecnologia e nosso conhecimento neste mercado”, diz o executivo.

“A minha missão no novo cargo é manter o ritmo de expansão da Welight, que apresenta uma curva de crescimento expressiva, desde a sua fundação em 2016, através de conexões entre o terceiro setor e pessoas e empresas privadas sensibilizadas com as causas que fomentamos na plataforma. Uma campanha que mostra o nosso potencial em escalar globalmente e promover um verdadeiro intercâmbio de agentes de impacto é a SOS Amazônia, promovida pelo movimento Fridays For Future Brasil (FFF) e executada pela Fundação Amazônia Sustentável (FAS), que recebeu mais R$ 600 mil da jovem ativista sueca Greta Thunberg e que arrecadou a meta de R$ 1 milhão”, afirma Oliveira.

No novo cargo, Oliveira também responde pelo Instituto Welight, organização originária da Welight que acolhe e orienta organizações de impacto embrionárias e apoia iniciativas regenerativas. “Nós queremos nos tornar o primeiro canal tecnológico a ser procurado pelas pessoas que estão interessadas em começar um projeto social ou ambiental”, afirma o CEO.

Paulista, vegano e pai da Sol, Rafael Oliveira tem sua trajetória profissional pautada pelo mercado de alimentos orgânicos e naturais. Co-fundador da Booma Dream Ventures – grupo de investimentos e aceleração de negócios de impacto – também atua como palestrante e consultor de multinacionais e startups. Antes de assumir a cadeira de CEO da Welight, Oliveira atuou como Head of Brand Strategy & Marketing da fintech e CMO do Impact Bank. Atualmente, o executivo vive em Alto Paraíso de Goiás, na Chapada dos Veadeiros, onde consegue se dedicar à paternidade ao seu principal hobby: o contato com a natureza.