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BB leva iniciação de pagamentos para os e-commerces da Via - Finsiders

O serviço de iniciação de pagamentos do Banco do Brasil (BB) começará a ser oferecido em um primeiro grande varejista. O banco se prepara para colocar a solução no e-commerce da Via, dona das marcas Casas Bahia, Ponto Frio e Extra.com, com previsão de entrar no ar nas próximas semanas, apurou o Finsiders com pessoas a par do assunto.

Procurado, o BB não respondeu até o fechamento desta notícia. A Via está em período de silêncio e não pode comentar.

Em abril, o BB foi o primeiro banco habilitado a oferecer o Iniciador de Transação de Pagamento (ITP) aos seus clientes, uma figura regulatória criada no âmbito do Open Finance e que pode, como o próprio nome deixa claro, iniciar uma transação de pagamento via Pix, a pedido do usuário e com o seu prévio consentimento. Na época, o BB informou que diversos parceiros já estavam testando o serviço em forma de piloto.

Além do BB, outras seis empresas e instituições (BradescoBTG PactualGerencianetItaú UnibancoMercado Pago e Quanto) já estão aptas a prover o serviço. Outras fintechs, como a Celcoin, receberam autorização do regulador e estão na reta final para começar a operar.

Conforme apurou o Finsiders, cerca de 40 players aguardam o aval do BC para passar a oferecer o serviço. Nessa lista estão empresas como Magazine LuizaCumbuca e Belvo, entre outros.

As iniciativas no BB estão a todo o vapor. No início desta semana, o banco anunciou que os clientes poderão fazer a jornada completa do consentimento ao Open Finance por meio do WhatsApp, em uma iniciativa pioneira no mundo. O processo ocorre no WhatsApp BB (61 4004 0001), sem interação humana, com o cliente falando termos como “open finance”. O assistente virtual entenderá a intenção do cliente e iniciará o processo de consentimento.

Recentemente, o BB divulgou que já gerencia mais de R$ 7 bilhões em saldos consolidados com outros bancos em sua plataforma de planejamento financeiro no aplicativo do banco, o que já gerou recomendações de economia para os clientes que fizeram o consentimento da ordem de R$ 2,5 bilhões.

Assim como outros bancões e neobanks, o BB vem ampliando sua atuação, agregando soluções não financeiras no modelo de marketplace. A iniciativa foi criada em outubro do ano passado com um varejista e agora já soma 27 parceiros.

“A gente direciona os nossos clientes com ofertas personalizadas de cada uma dessas redes, o que nos traz outras fontes de receita, o que era impensável até pouco tempo atrás”, afirmou Fausto de Andrade Ribeiro, presidente do banco, na abertura do Febraban Tech.

“Nunca se imaginou contabilizar uma receita de uma venda de uma geladeira, uma televisão… Já temos em torno de R$ 430 milhões em valores absolutos de vendas que foram realizadas nesses aplicativos e sites de parceiros, o que gera uma receita média para os bancos entre 9% e 10%”, citou o executivo.


Finsiders é uma plataforma de conteúdo especializada no ecossistema de fintechs, fundada pelo jornalista Danylo Martins