Fintechs

Banco Mercantil recebe autorização do BC para atuar como Iniciador de Transação de Pagamento

O mineiro Banco Mercantil acaba de receber autorização do Banco Central para atuar como Iniciador de Transação de Pagamento (ITP). Com ele, agora são 13 os que conseguiram a licença.

A solução é especialmente interessante para o e-commerce, uma vez que melhora a experiência do cliente que paga com PIX, e reduz a quantidade de vendas perdidas pelos lojistas. Com o ITP, o consumidor não precisa sair do aplicativo de compras e entrar no seu banco para mandar um PIX.

O marketplace do banco tem sido um importante ferramenta para engajar, fidelizar e atrair novos clientes, segundo disse no mês passado o CEO, Gustavo Araújo, em entrevista exclusiva à EXAME Invest.

Assim como o Mercado Pago e a HubPagamentos – respectivamente, do grupo do Mercado Livre e Magalu, dois dos maiores marketplaces do pais – o Mercantil vai poder agora vender de forma mais rápida.

Já bancos que obtiveram a licença de ITP mas não tem marketplaces, caso do BTG, vem se associando a especialistas em varejo para oferecer a modalidade, como é o caso recente da FCamara, conforme reportagem publicada em agosto por Fintechs Brasil.