Fintechs

Dia do Empreendedorismo Feminino: dicas e desafios para empreender no setor financeiro

Com 30 milhões de mulheres à frente de seus negócios, o Brasil é o 7º país com mais empreendedoras do mundo, segundo pesquisa do Global Entrepreneurship Monitor 2020, realizada em parceria com o Sebrae. Para celebrar no mês que se comemora o Dia do Empreendedorismo Feminino, Fernanda Zago, fundadora da WePayments, lista as principais dicas e desafios para mulheres que desejam empreender no setor financeiro.

Diferenciais competitivos

A alta competitividade é um dos principais desafios do setor financeiro, então ter o objetivo do negócio claro e alto nível de serviço é um grande diferencial para empreendedores. “Também acredito que empreender em qualquer área deve estar relacionado à identificação de uma necessidade do mercado alinhada com o momento certo para a abertura do negócio. Além disso, é fundamental que a decisão de empreender faça sentido com o seu momento pessoal”, explica.

Outra dica essencial quando se pensa em empreender é se inspirar em outros profissionais e contar com uma rede de apoio. “O livro ‘Faça acontecer –  mulheres, trabalho e vontade de liderar’, da Sheryl Sandberg, é uma excelente recomendação para mulheres que desejam entender como registrar seu papel no mercado de trabalho ou tornar-se líderes melhores e mais afetivas. Acompanhar mulheres que encorajam outras mulheres, como a Brene Brown, também nos ajuda muito nos desafios dessa jornada empreendedora”.

Equilíbrio 

Dados do LinkedIn publicados no Global Gender Gap Report 2022, do Fórum Econômico Mundial, revelam que o número de mulheres empreendedoras cresceu 41% especialmente na pandemia. O dado é consequência de uma série de desafios que elas tiveram de enfrentar, entre eles, conciliar o trabalho em home office, por exemplo, com a maternidade e os cuidados com a casa e a família, fazendo com que muitas buscassem mais flexibilidade em seus modelos de trabalho. 

Mãe de duas meninas de 12 anos, Fernanda destaca que nem sempre é possível equilibrar os pratos, porém é essencial ter as prioridades definidas e focar no que é mais importante para o momento. “Delegar o que é possível para se dedicar ao que é realmente importante é uma maneira de dar conta de todas as demandas. Além disso, ter uma agenda muito organizada faz toda a diferença quando é preciso conciliar a liderança de uma empresa, com a maternidade, família e a vida pessoal”, diz. 

Liderança feminina

Mulheres em cargos de liderança no Brasil representam 27%, o que coloca o país na 27ª posição dos países citados pela pesquisa do LinkedIn. Apesar de estar abaixo da média global, de 31%, o número representa uma pequena evolução. “Percebo um aumento de mulheres no setor financeiro como um todo e também em cargos de liderança. Acredito que essa proporção vai aumentar ainda mais, pois temos profissionais sérias e muito competentes, com carreiras sólidas e que exigem crescimento profissional e salários equiparados aos dos homens”, afirma. 

Liderada por Fernanda, a Wepayments, fintech curitibana de pagamentos instantâneos e cross border especializada em processamentos de altos volumes de pagamentos, tem ampliado a presença feminina no mercado financeiro e conta com 60% do quadro de colaboradores formado por mulheres. “Temos valores bem claros e que seguimos à risca. Um deles é a diversidade, pois acreditamos na importância de ter um olhar diverso para a construção da nossa jornada”.