Fiserv prevê "cancelamento parcial" do PIX em 2023; meio de pagamento instantâneo já é o preferido de 86% dos brasileiros

Que o PIX tem sua vantagens e já caiu no gosto do brasileiro, todo mundo sabe. Praticidade, facilidade de uso, acessibilidade, rapidez, economia – são vários os pontos positivos. Mas para Giuliana Cestaro, diretora de produtos de e-commerce da Fiserv para a América Latina, ainda falta resolver uma questão: como “cancelar” parcialmente um pagamento de compra online feito com o PIX.

“Imagine um consumidor que compra dois produtos e paga o valor de ambos com um PIX, mas um deles acabou, e o vendedor só consegue enviar o outro. Cancela a compra de ambos e o PIX, cancela o PIX e manda só um produto e cobra depois? Todas as alternativas são possiveis, porém devolver apenas a parcela do PIX correspondente ao produto que acabou é mais prático e justo”, explica Giuliana. A Fiserv é uma empresa de pagamentos e tecnologia de serviços financeiros.

Segundo a executiva, essa nova funcionalidade estará disponível em breve nos e-commerces brasileiros. Giuliana falou a jornalistas em um encontro online, quando comentou os dados da mais recente pesquisa da Fiserv, que aponta o avanço na adoção de pagamentos digitais como umas das principais tendências dos serviços financeiros para os próximos 10 anos. 

Veja os principais destaques:

  • O Pix será o meio de pagamento mais comum (91%) entre a população em um intervalo de 10 anos, seguido de carteira digital (82%) e leitura de QR Code (81%)
  • Um a cada cinco brasileiros acreditam que o dinheiro em espécie deve desaparecer em 10 anos
  • 55% dos brasileiros já compraram algum produto ou serviço por indicação de influenciadores digitais
  • Os produtos mais adquiridos por indicação dos influenciadores digitais são roupas (49%), cosméticos e maquiagens (42%) e eletrônicos (38%). Mas há uma clara distinção de preferência de acordo com o gênero do comprador
Fonte: Fiserv/Carat; base: 600 entrevistados

“Além da compensação instantânea, há a redução do custo da operação para o varejista. Com a isenção de taxas cobradas pelas transações em cartões, vouchers ou emissão de boletos, algumas vezes o estabelecimento comercial ‘direciona’ um percentual da redução para o seu cliente final – por exemplo 5% de desconto no pagamento à vista via Pix”, acrescenta Giuliana, ao destacar o potencial do PIX também entre vendedores informais, profissionais liberais, lojas físicas, e-commerce e m-commerce.

Com um portfólio que engloba diferentes ofertas do Pix, Pix Saque e o Pix Troco e já se antecipando para as próximas modalidades a serem regulamentadas pelo Banco Central, a Fiserv deve apresentar, em breve, soluções para Pix automático, Pix internacional, Pix cobrança 2.0 e diversificação das formas de iniciação.