BC quer ambiente propício para novos negócios, sem ‘engessamento’, diz diretor – Finsiders

O diretor de Organização do Sistema Financeiro e de Resolução do Banco Central (BC), Renato Gomes, afirmou nesta terça-feira (26) que o órgão tem trabalhado para criar um “ambiente propício” para novos negócios, com mais “flexibilidade” e sem “engessamento”. Segundo ele, isso passa por avançar em regulações e segmentações proporcionais ao risco que as instituições oferecem ao sistema financeiro no Brasil.
Um dos exemplos, disse Renato, é o projeto de lei complementar que trata das autorizações para funcionamento de instituições no país. De acordo com ele, o projeto está nos “últimos estágios” para ser enviado ao Congresso Nacional, e será “especialmente importante” para as fintechs.
“A ideia que nós perseguimos é adaptar a autorização ao risco prudencial trazido pela instituição”, afirmou o diretor na abertura do “Fintouch 23”, evento realizado hoje (26) e amanhã (27) pela Associação Brasileira de Fintechs (ABFintechs). “Quando a autorização é muito custosa, ela acaba funcionando como uma barreira de entrada”, disse.
Leia a reportagem completa no site parceiro Finsiders.