Fator abre as portas para startups; IA e tokenização estão no radar – Finsiders

Um dos conglomerados financeiros mais tradicionais do país, com mais de 50 anos, o Fator quer fazer negócios com startups. Para isso, o banco montou um programa de inovação aberta, batizado de Fator Inova, que já tem projetos rodando — e agora vai em busca de iniciativas que usam inteligência artificial (IA). O desafio será aberto nas próximas semanas, revela Thiago Moreno, head de inovação do Fator.
“Para o desafio de IA, nosso foco são algoritmos preditivos, principalmente pensando em gestão de risco e análise de crédito”, diz Thiago. Ele chegou ao banco em janeiro deste ano com a missão de estruturar a área de inovação do Fator, depois de trabalhar por mais de 11 anos na ArcelorMittal. Lá esteve envolvido com o laboratório de inovação do grupo siderúrgico, o Açolab.
Outro tema no radar do Fator é a tokenização. “É um assunto novo, uma grande tendência, que pode tornar as rotinas e os processos do mercado financeiro mais ágeis. Então, estamos olhando como isso pode agregar em algum processo que leve essa agilidade para nossos clientes”, diz Thiago.