Iniciador recebe autorização para atuar como ITP; até agora são 24 instituições, de grandes bancos a fintechs

O Iniciador – fintech especializada em iniciação de pagamento e Open Finance – recebeu autorização do Banco Central para oferecer o serviço de iniciação de pagamento (ITP).
Segundo comunicado do Iniciador, a Estrutura do Open Finance Brasil informou que a instituição cumpriu todas as etapas do processo de onboarding de iniciadoras e, portanto, está apta a iniciar o serviço de iniciação de transações de pagamento no contexto do Open Finance Brasil, figurando ao lado de outras 23 instituições. A penúltima a integrar o grupo foi o Santander Brasil, no dia 30.
Segundo a fintech, desde a sua chegada ao mercado já conquistou como clientes orquestradores de pagamentos, fintechs, IPs, bancos e outras instituições financeiras como BRBCard (área de cartões do Banco de Brasília), Finnet, Klavi, Akropoli, Trio, U4C, Fintask, PoolPay e Pay2B, entre outros.
Segundo o CEO da fintech, Marcelo Martins, ao obter a autorização do BCB, o Iniciador dá um passo significativo para um dos seus objetivos, que é a democratização do acesso à iniciação no País. “A iniciação é o novo padrão de pagamento para o Pix, mas hoje ela só acontece dentro de grandes bancos. O Iniciador viabiliza que qualquer empresa, seja ela regulada pelo BCB ou não, ofereça essa nova modalidade de pagamento e melhore a experiência do seu cliente, que é o maior beneficiado”, destaca. Marcelo também atua no Conselho Deliberativo do Open Finance Brasil.
Em entrevista exclusiva ao portal Fintechs Brasil em agosto, o CEO afirmou que a expectativa é que a Iniciação de Transação de Pagamento (ITP) atinja pelo menos 20% das transações realizadas via Pix em 2024, quando passa a incorporar também funcionalidades de débito automático no Pix, assinaturas de serviços e outras formas de pagamentos recorrentes. Atualmente, segundo o BC, a quantidade supera 240 mil e o valor é de quase R$ 80 milhões.

Fundada em dezembro de 2021, a startup fornece uma plataforma white label para que qualquer empresa possa ofertar seu próprio produto de iniciação de pagamento – seja um checkout de e-commerce ou uma instituição financeira. A plataforma é participante do arranjo Pix e certificada pela OpenID e já dispõe de todas as funcionalidades necessárias para a distribuição do ITP (Iniciação de Transação de Pagamento) e para fazer a agregação de dados de Open Finance.
Veja a lista dos 24
- Banco Bradesco
- Banco BTG Pactual
- Banco BV
- Banco do Brasil
- Banco Mercantil do Brasil
- Banco Santander
- Banco XP
- Celcoin
- Crystal BMC
- Ebanx IP
- Efí
- Hub Pagamentos
- Inter
- Itaú Unibanco
- Mercado Pago
- Nubank
- Parati
- PicPay
- Quanto Network
- Sicoob
- SICREDI
- U4C
- Unicred
- Iniciador