NG.Cash, fintech para a geração Z, vira participante indireto do PIX e quer levar mais jovens a usar o sistema

A NG.Cash, carteira digital voltada exclusivamente para a geração Z, está investindo pesado para levar o PIX a mais jovens – segundo o Banco Central, hoje apenas 5% dos jovens até 19 anos usa. A fintech recebeu autorização para entrar em operação plena como participante indireto do arranjo de pagamentos instantâneos. A NG.Cash acaba de levantar US$ 1,6 milhão, uma extensão da rodada seed de agosto de 2022, e colocou no ar uma campanha de marketing “animal”, segundo Petrus Arruda, COO e cofundador da empresa.
“Somos o segundo país do mundo que mais usa um sistema de pagamentos instantâneos, atrás apenas da Índia. Contudo, menos de 5% das transações são realizadas por usuários de até 19 anos. No Brasil, mais de 53 milhões de jovens têm menos de 18 anos e fazendo uma conta rápida é fácil observar que a maior parte da geração Z ainda não fez seu primeiro Pix”, diz Arruda. Segundo ele nos próximos 10 anos essa geração será responsável por um terço do PIB nacional.
A NG tem um milhão de contas abertas, e a maioria dos clientes tem 16 anos. “Desde 2021 quando lançamos o aplicativo da NG.CASH, nossos clientes aguardam por esse momento único de poder registrar sua chave personalizada, utilizando seu CPF, email ou número de celular e fazer seu primeiro Pix”, afirma Antonio Nakad, CMO e cofundador da empresa.

O processo de adesão ao Pix acontece em três etapas: cadastro, homologação e oferta restrita. Somente após o término com sucesso da última etapa é autorizada a operação plena do participante. No dia 15 de fevereiro de 2022, o BC definiu regras adicionais para o estabelecimento de terceirização de atividades e parcerias no âmbito do Pix, através da Resolução 293.
Para falar de perto com esses clientes, a campanha Chave Picles pretende conectar a irreverência da geração Z com educação financeira e segurança. A divulgação será feita principalmente através de influenciadores e pelas redes sociais da empresa, que já soma mais de 100 mil seguidores, cultivando uma relação próxima com sua audiência e concretizando sua visão de ser uma marca criadora de conteúdo.