NEOBANKS

PagBank, Inter e C6 estão entre os cinco bancos com mais reclamações, segundo o BC

Dados são do último trimestre de 2023; considerando os 10 primeiros da lista, metade é digital

Cinco bancos exclusivamente digitais – PagBank, Inter, C6, Neon e Original – estão na lista dos 10 com mais reclamações no último trimestre de 2023, segundo o Banco Central. E três deles aparecem entre os cinco primeiros.

A classificação considera a quantidade de reclamações por total de clientes. Bradesco, Caixa e Itaú, embora tenham mais reclamações procedentes, têm muito mais clientes. O maior índice foi do BTG/Banco Pan.

No caso do segundo colocado, a maior parte das reclamações deve-se a Irregularidades relacionadas ao acompanhamento de conta de pagamento (processo “conheça seu cliente”). No caso do Inter, a reclamação mais recorrente foi relativa a integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e serviços relacionados a cartões de crédito. O mesmo aconteceu com o C6.

O BC considera apenas as reclamações procedentes – dependendo do banco, elas representam de 25% a 35% do total das reclamações. Ou seja, a maioria é reclamação infundada. A exceção, entre as fintechs, fica com o Neon, onde mais da metade das reclamações eram justas.

A reclamação mais frequente no período foi relativa a 1º Irregularidades relativas a integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e serviços relacionados a cartões de crédito – foram quase 2 mil, do total de 15 mil queixas.

O Ranking resulta das reclamações do público registradas nos canais de atendimento do Banco Central (BC): internet, correspondência, presencialmente ou telefone (145). As demandas são analisadas de forma amostral pelo BC.