O QUE É FINTECH

Fintechs são empresas que unem finanças e tecnologia.

O termo “fintech” nasceu do casamento das palavras (em inglês) financial e technology.

Qual foi primeira fintech do mundo é um assunto controverso. A maioria das opiniões apontam para o PayPal. Fundado nos Estados Unidos, em 1998, o PayPal permite ao cliente fazer pagamentos e transferências de dinheiro sem a intermediação de bancos.

Mas foi só em 2008, dez anos depois, que as fintechs ganharam força, na esteira da crise financeira global devido ao superendividamento e especulação no setor imobiliário dos EUA, marcada pela falência do banco de investimentos Lehman Brothers.

Muitas outras instituições financeiras entraram em colapso, como em um dominó. Os países mais afetados apertaram o cerco regulatório aos bancos, tornando mais difícil para eles ganhar dinheiro livremente.

Neste cenário, as fintechs apareceram como alternativa: com custos menores, ágeis, enxutas e inovadoras, as fintechs têm a vantagem de estar fora do alcance das rígidas regras que regem as instituições financeiras tradicionais.

Os serviços das fintechs são oferecidos por meio de aplicativos  que permitem realizar transferências, solicitar aumento de limite de crédito, abrir e fechar uma conta, realizar investimentos, pagar boletos e muito mais.

Fintechs são uma oportunidade para mudar as coisas no mundo financeiro. Fintechs são o futuro.

Não é à toa que cada vez mais os grandes bancos estão atentos a este movimento.

Acompanhe as novidades!